Gestão

Custo de produção da pecuária: quanto subiu a cria e recria em 2021?

O Farmnews apresenta a variação do custo de produção da pecuária de corte em 2021, segundo dados do IMEA.

Afinal de contas, o que e quanto ficou mais caro produzir em 2021, a atividade de cria, a recria e engorda ou o ciclo completo?

Como temos apresentado no Farmnews, apesar do preço recorde do boi gordo em 2021 e o início de 2022, o custo de produção tem aumentado de modo expressivo e colocado um sinal de alerta aos produtores, especialmente daqueles que dependem da reposição do rebanho no mercado (Figura).

Aliás, em 2021 a relação de troca de bezerros por boi gordo foi a menor da história, indicando o momento desfavorável especialmente para os recriadores. O Farmnews apresenta os dados históricos da relação de troca de bezerros por boi gordo, média anual em mais de 20 anos. Clique aqui e confira!

A atividade de recria e engorda foi que acumulou a maior alta em 2021 comparado a 2020 (Figura). Isso porque no 4° trimestre de 2021 em relação a média de 2020 a atividade acumulou aumento de 42,4% no custo de produção e, de longe muito acima do observado para a cria e o ciclo completo. A cria acumulou alta de 16,0% no 4° trimestre de 2021 frente a 2020 e o ciclo completo de 24,0% no mesmo período.

A Figura a seguir ilustra a variação do custo de produção da atividade de cria, recria e engorda e do ciclo completo no Mato Grosso, segundo dados do IMEA entre 2019 e o último trimestre de 2021.

custo de produção da pecuária
Fonte: Dados do IMEA (adaptado por Farmnews)

O custo de produção da pecuária subiu de modo significativo em 2021, com destaque ao forte aumento da atividade de recria e engorda em relação a cria e ao ciclo completo.

Pois é, embora todas as etapas de produção dentro da atividade pecuária de corte tenham apresentado alta no custo de produção, a recria e engorda se destacou, acumulando aumento de 42,1% no 4° trimestre de 2021 frente a média de 2020.

Vale ressaltar também que a recria e engorda acumulou o segundo ano consecutivo de alta acima da observada para a atividade de cria e do ciclo completo.

O Farmnews atualiza os dados projetados dos maiores rebanhos e produtores mundiais de carne bovina para 2022. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Custo de produção da pecuária: quanto subiu a cria e recria em 2021? was last modified: by

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo