Mercado

Quanto produzir para saldar os custos de produção da soja?

O Farmnews apresenta os dados do Cepea que avalia a produtividade necessária para saldar o custo de produção da soja.

Afinal, quanto deve ser a produtividade média, em sacas por hectare, para que o produtor consiga saldar o custo de produção da soja na safra 2018/19?

Destacando que para esta análise, as estimativas dos custos de produção da soja foram calculadas com base nos coeficientes técnicos coletados em painel para safra 2017/18 pelo projeto Campo Futuro, parceria entre a CNA e o Cepea.

Além disso, foram considerados os preços dos insumos entre março a outubro de 2018, a produtividade média das últimas 3 safras e valores de venda da soja de dezembro de 2018.

A Tabela a seguir apresenta os dados de produtividade média da soja por hectare esperada para que o produtor consiga saldar os custos, segundo dados dados do Cepea, para a safra 2018/19.

Vale lembrar que o COE (custo operacional efetivo representa o valor do desembolso do pecuarista). O COT (custo operacional total) é o COE somado ao valor de depreciação. O CT (custo total), por sua vez, é o COT incluindo o custo de oportunidade da terra.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Considerando a produtividade média da soja nas últimas 3 safras, todas as regiões avaliadas conseguem saldar os custos operacionais (COE) e os custos operacionais totais (COT) na safra 2018/19.

O fato é que, de acordo com premissas destacadas acima, a margem da produção de soja é positiva, exceto quando é incluído o custo de oportunidade da terra.

Pois é, quando foi incluído o custo de oportunidade da terra (CT), apenas na região produtora de Rio Verde, em Goiás, a produtividade média fica próximo do custo de produção da soja. Isso porque o custo de produção da soja (CT) está em 58,03 sacas e a produtividade média da região foi de 58,00 sacas por hectare.

E por falar em custo de produção da soja e a produtividade da oleaginosa, clique aqui e confira como evoluíram os indicadores de produção do agronegócio nacional ao longo dos últimos 40 anos.

O Farmnews destaca também para um assunto de extrema importância para o pecuarista e que está diretamente associado ao custo de produção. O fato é que comprar bem, em termos de preços, tem um efeito determinante no lucro da agricultura e pecuária e isso ninguém discute.

E para iniciarmos um trabalho que auxilie o produtor a comprar melhor, nos deixe entender melhor as suas necessidades. Clique aqui!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo