agropecuária

Agropecuária foi o único setor que cresceu no Brasil no 1° trimestre

Agropecuária cresceu nos 3 primeiros meses de 2020 e foi o único setor do Brasil a apresentar alta no PIB no período.

A agropecuária apresentou crescimento de 0,6% no 1° trimestre de 2020 em comparação ao 4° trimestre de 2019, conforme dados do IBGE sobre o PIB brasileiro.

E vale destacar que a agropecuária foi o único da atividade econômica nacional a crescer entre o 4° trimestre de 2019 e o 1° trimestre de 2020.

Em relação a igual período do ano anterior, no caso primeiro trimestre, a agropecuária teve crescimento de 1,9%. “Este resultado pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre, como a soja”, diz o IBGE. O PIB do país teve contração de 1,5% nos primeiros 3 meses do ano no comparativo com o 4° trimestre do ano passado.

Pois é, mesmo enfrentando as incertezas da COVID-19, o preço da soja, milho e do bezerro alcança recorde ao longo dos 4 meses de 2020. Clique aqui e confira os dados!

Nesse contexto de preços em alta é importante reforçar o fato que as vendas externas agronegócio brasileiro tiveram um crescimento de 17,5% pela média diária nos 4 primeiros meses de 2020, comparado ao igual período de 2019. Clique aqui!

A ministra Tereza Cristina tem destacado as ações adotadas pelo MAPA e demais órgãos do governo federal para garantir o abastecimento interno de alimentos, as exportações dos produtos agropecuários e o funcionamento sem interrupção da cadeia produtiva do agro durante a pandemia.

Complementando as ações do governo, vale destacar que nesse momento de crise a importância do agronegócio para a segurança alimentar da humanidade tem sido novamente reforçada!

“Temos tido sucesso com isso porque, além da grande safra que foi colhida neste verão, temos tido a logística absolutamente normalizada. Portanto, além do abastecimento dos 212 milhões de brasileiros, também temos conseguido cumprir a nossa missão de provedores de alimentos do mundo”, disse a ministra.

O Governo Federal tem atuado ainda na abertura de mercados para os produtos do agro brasileiro. Desde janeiro de 2019, foram mais de 60 mercados abertos para os mais diversos produtos e, claro, as exportações do agronegócio atingiram valor recorde em abril, ultrapassando pela primeira vez a barreira de US$10 bilhões em abril.

O crescimento registrado pela agropecuária pode ser atribuído a vários fatores. O desempenho das lavouras e da pecuária, que têm obtido crescimento excepcional em 2020, alem da produtividade como fator relevante nesses resultados.

Apesar da pandemia do novo coronavírus, o PIB do setor agropecuário brasileiro deve ter alta de 2,5% em 2020.

A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados do IBGE. Levando em conta a safra de grãos estimada pela Conab, a taxa deve chegar a 2,3%. Mesmo em um cenário com maior risco de impacto da Covid-19 na demanda por produtos agropecuários, os pesquisadores projetam aumento, em ritmo menor, de 1,3%.

Para a safra 2019/20, a estimativa para a produção de grãos é de 250,9 milhões de toneladas, volume 3,6% (8,8 milhões de toneladas) superior ao colhido em 2018/19, de acordo com o 8º Levantamento da Safra 2019/20 divulgado no último dia 12, pela Conab.

E mudando de assunto, os dados em meio a pandemia mostram que a produção animal não é a grande vilã para o meio ambiente, principalmente quando o assunto são os gases de efeito estufa. Clique aqui e saiba mais do assuno!

As commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews acumularam alta em maio de 2020. Isso porque a soja e o milho, ambos acumularam valorização de 3,8% no mês, enquanto o boi gordo e o bezerro, de 3,0% e 0,7%, respectivamente. Clique aqui e confira!

Adapado do MAPA

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Agropecuária foi o único setor que cresceu no Brasil no 1° trimestre was last modified: by