Mercado

Principais alimentos do mundo e sua relação percapita!

O Farmnews destaca a produção mundial dos 20 principais alimentos e sua relação a população do planeta.

Em outras palavras, quanto produzimos de alimento por habitante e quais são os principais produtos?

Antes, vamos lembrar que o crescimento mundial já foi discutido por aqui…

O aumento da demanda por alimento passa necessariamente pela questão do crescimento populacional e renda. A população mundial, hoje na casa dos 7 bilhões de habitantes, deve atingir valor próximo a 10 bilhões em 2050.

Seriam cerca de 3 bilhões de pessoas a mais para alimentar, em uma área de expansão agrícola bastante limitada (acesse artigo sobre área disponível para expansão agrícola no mundo).

Pois é, uma das principais questões relacionadas a produção de alimento no mundo: como alimentar uma população em constante crescimento? Um terço a mais de bocas para alimentar, esse é o desafio! E o desafio passa pela produtividade no campo!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Clique aqui para acessar artigo que fala da produtividade no campo e a demanda mundial por alimento.

Mas, vamos voltar a questões dos alimentos mais produzidos no mundo. Aliás, esse é um assunto já apresentado no nosso canal de notícias dedicado a gastronomia, o Foodnews (clique aqui para acessar o artigo).

A Tabela abaixo apresenta a produção mundial dos principais alimentos e sua respectiva relação percapita considerando a população do mundo atualmente, segundo dados da FAO.

principais alimentos

Os dados revelam que a distribuição percapita dos 20 principais alimentos produzidos no mundo é de quase 1,0 tonelada por habitante (956 kg por habitante do mundo anualmente).

Dos principais alimentos produzidos no mundo, destaque para a cana-de-açúcar, milho, arroz, trigo e leite de vaca.

A cana-de-açúcar é o que o mundo mais produz, seguido de milho, arroz, trigo e leite de vaca (lembrando que a produção de leite de búfala está inclusa na lista).

Decerto que nem todo alimento produzido no mundo tem como destino o consumo humano, já que das duas principais commodities, por exemplo, boa parte é destinada a produção de energia.

Contudo, o objetivo aqui é ilustrar os dados e enriquecer a discussão e o conhecimento de nossos leitores sobre o assunto. Fique conosco e compartilhe nossas informações!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo