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Os valores humanos influenciam nas preferências do consumo de carne bovina?

Como os valores humanos influenciam nas preferências do consumo de carne bovina em relação ao bem-estar animal e à produção ecológica?

A pesquisa realizada em duas regiões populosas em Tóquio, buscou avaliar como os valores humanos podem influenciar na escolha de um produto de origem animal, no caso de carne bovina, frente a novas informações nos rótulos do produto, além das informações usuais como o tipo de corte da carne, peso e o preço, por exemplo.

Entre as novas informações, as principais estudadas foram em relação ao bem-estar animal e produção ecologicamente correta.  Para completar a pesquisa, os pesquisadores também utilizaram outros aspectos, como origem da carne e preço.

Frente a crescente demanda por carne no mundo, aliado a disseminação de conceitos como bem-estar (clique aqui), a produção sustentável (clique aqui), com menor impacto ambiental, o governo do Japão buscou através desta pesquisa, compreender quais informações seriam necessárias e eficientes conter nos rótulos de produtos de origem animal, como neste estudo em relação a carne bovina.

Para isso, aplicou um questionário hipotético e online para possíveis consumidores. No total 846 pessoas foram analisadas. Os pontos analisados foram:

  • Bem-estar animal: Com a crescente demanda pela conscientização de como os animais são manejados durante o tempo em vida e durante o abate, é notável o número de técnicas e certificações que estão surgindo para garantir ao consumidor final que em vida, aquele animal não passou por sofrimentos. São vários aspectos que garantem que o animal está em estado de bem-estar animal, entre eles podemos citar as características como:
    • 1. Estar livre de fome e sede;
    • 2. Estar livre de desconforto;
    • 3. Estar livre de injuria e doença;
    • 4. Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie e,
    • 5. Estar livre de medo e de estresse.
  • Produção ecologicamente correta: Neste tópico, a preocupação dos autores é saber como a informação de que o produto foi produzido e processado com ideais de redução de impacto ambiental e sustentabilidade pode influenciar na compra e consumo de carne bovina.
  • Origem: No Japão os principais fornecedores de carne são os Estados Unidos da América e a Austrália. De uma maneira geral, sabe-se que existe uma preferência pelo consumo de carne de bovinos produzidos no país, mas que pelo alto preço, as carnes dos outros países citados são mais consumidas, sendo a da Austrália a segunda mais preferida entre a população.
  • Preço: Com a relevância de entender se o preço é um fator de escolha ou até que ponto o preço seria um fator de escolha para estas informações, os autores correlacionaram esta informação.

Os consumidores que mais mostraram preferência pelas informações de bem-estar e produção ecológica são positivamente correlacionadas com as características de valores humanos: “abertas a mudança” e “segurança alimentar”, mas negativamente afetadas pela característica de “autopreservação”.

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Para a população estudada, a característica “segurança alimentar” está altamente correlacionada com as informações, sugerindo que animais que são submetidas a tais práticas resulta em produtos, no caso a carne bovina, seguras para serem consumidas.

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Apesar de influenciar sim a qualidade da carne é importante ressaltar e disseminar a informação de que não são apenas estas informações que garantem a seguridade para consumir tais alimentos.

Por isso, além de incluir estas novas informações, bem-estar e produção ecologicamente correta, uma série de medidas para esclarecer a sociedade o que significa tais informações também são necessárias e podem estimular ainda mais o consumo destes alimentos.

O estudou constatou que 90% dos consumidores são influenciados pelo tipo de informação que contém no rotulo.

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É importante lembrar que por se tratar de um questionário online, os respondentes tinham tempo para responder e pensar qual opção eles iriam comprar. Na realidade, com a correria do dia-a-dia, este fator de parar e ler um rotulo poderia influenciar os resultados.

Porém, conhecer profundamente como os valores humanos podem influenciar, mesmo que hipoteticamente é o primeiro passo para nortear outras pesquisas e investir em políticas públicas e privadas para disseminação do conhecimento sobre as informações, melhorar o manejo dos animais e reduzir o impacto ambiental das produções. E aliada com estratégias de marketing, isto pode além de focar em fundamentos que apresentem resultados efetivos, pode alavancar e desencadear uma série de medidas em toda a cadeia de produção de carne.

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Clique aqui para acessar a pesquisa na íntegra!

Sobre o autor: Beatriz Queiróz dos Reis é formada em zootecnia pela UNESP de Dracena. Atualmente é aluna de mestrado no Departamento de Nutrição e Produção Animal da USP.

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Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

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