Preço do bezerro: dados da variação anual entre 2020 e a parcial de maio de 2025!

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do bezerro frente ao mesmo período do ano anterior entre 2020 e a parcial de maio de 2025.
O objetivo aqui foi o de comparar o preço médio nominal da categoria de reposição em relação ao valor praticado no mesmo período do ano anterior, desde o início de 2020 (Figura abaixo).
E na parcial de maio de 2025 a variação do preço do bezerro comparado ao valor nominal praticado no mesmo período do ano anterior aumentou, ficando acima de 40,0% (primeira Figura). E como temos destacado no Farmnews, apesar do preço do bezerro ter sofrido uma leve pressão negativa em maio (clique aqui) devido a queda no preço do boi gordo e da piora das condições das pastagens, com a consequente queda na demanda pela reposição, o potencial futuro de alta do bezerro segue promissora. Aliás, no ciclo de alta anterior, em 2021, a alta frente ao mesmo período do ano anterior chegou a alcançar 70,0%
A Figura ilustra a evolução da variação anual do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de maio de 2025 (média até o dia 26).

A alta do preço do bezerro quando comparado ao mesmo período do ano anterior voltou a subir na parcial de maio de 2025, ficando acima de 40,0% de maio de 2024.
O preço do bezerro na parcial de maio de 2025 (Cepea, Mato Grosso do Sul), de R$2,931,3 por cabeça foi 40,1% maior que a média nominal praticada em maio de 2024 (R$2.091,3), a maior alta na base mensal de comparação desde julho de 2021 (Figura acima).
O preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), na parcial de maio de 2025, interrompeu uma sequência de 3 anos consecutivos de queda entre os meses de maio e, inclusive ficou relativamente próximo da máxima nominal histórica para o período do ano, em 2021.
A Figura mostra a evolução do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, nos meses de maio, entre 2010 e a parcial de 2025 (até o dia 26).

É importante ressaltar que a expectativa de alta no preço do bezerro tende a diminuir o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado E por falar no assunto, o Farmnews apresentou os dados do indicador que mede a quantidade necessária de boi gordo para a compra de um bezerro em maio de 2025. O indicador alcançou o maior patamar desde outubro de 2021, ou seja, indicado um momento desfavorável para a reposição em termos econômicos (clique aqui)
O interessante é observar também que o mercado futuro do boi gordo, bastante volátil e especulado desde a divulgado do caso da gripe aviária, ficou menos “nervoso” nesse início da última semana de maio, com os preços oscilando menos comparado aos dias anteriores (clique aqui). Aliás, além do aumento da especulação, a procura pelos contratos do boi gordo aumentou, com reflexo na alta das posições em aberto na B3 (clique aqui).
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!