quinta-feira, dezembro 4, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço histórico do bezerro e perspectiva para a segunda metade de 2025

O Farmnews apresentou os dados do preço histórico do bezerro em agosto, entre 2010 e 2024 e a perspectiva para o restante de 2025.

O preço do bezerro caiu em julho, também em resposta a maior pressão negativa no animal pronto para o abate ao longo do mês. Diante desse cenário negativo no curto prazo, o preço da categoria de reposição caiu novamente abaixo de R$400,0 por arroba e no menor valor mensal desde março, como mostram os dados da primeira Figura.

A Figura apresenta a evolução mensal do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por arroba, entre janeiro de 2020 e a parcial de julho de 2025 (até o dia 28).

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do bezerro, apesar da queda na parcial de julho de 2025, foi 40,0% acima do valor praticado em julho de 2024, quando o preço nominal ficou, em média, em R$285,3 por arroba (segunda Figura).

É interessante observar que o preço da categoria de reposição, em 2025, embora muito acima do valor praticado no mesmo período de 2024, segue abaixo do valor nominal de 2021. A expectativa, como temos comentado no Farmnews, é que os valores do bezerro alcancem nova máxima histórica ao longo dos próximos anos, superando os valores de 2021. Mas é preciso atenção!

O que fundamenta essa expectativa é o cenário de oferta e demanda mundial de carne bovina no Brasil e no mundo. Especialmente no Brasil é importante destacar para o ritmo de abate de fêmeas nos últimos anos (clique aqui).

Contudo, vale observar que, com exceção dos anos de 2020 e 2024 (segunda Figura abaixo), o preço do bezerro ficou relativamente estável ao longo da segunda metade do ano. É importante destacar também as relações de troca que em 2025 ficaram próximos dos valores recordes (clique aqui), pressionando o poder de compra do pecuarista e igualmente limitando altas mais expressivas da reposição, pelo menos no curto prazo.

Em outras palavras, é importante avaliar as relações de troca e o comportamento de preço do boi gordo nesse contexto. E por falar no assunto, o Farmnews destacou a expectativa de preço do animal pronto para o abate para agosto. Clique aqui!

A Figura ilustra a evolução anual do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) dentro de cada ano, entre 2020 e a parcial de 2025, em Reais por arroba.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço histórico do bezerro mostra potencial de valorização, mas é preciso estar atento ao poder de compra do pecuarista no curto prazo, ou seja, da relação troca com o boi gordo.

Como comentado acima, o preço do bezerro descolou ao longo da segunda metade de 2024 (terceira Figura). E fica a pergunta: o bezerro deve apresentar alta expressiva também nos últimos meses de 2025? Claro, o mercado surpreende e cada ano tem suas particularidades. Contudo, há expectativa de alta sim ao longo da segunda metade do ano, mas ao nosso entender valorização em um horizonte mais curto de tempo esteja também dependente do movimento de recuperação do boi gordo.

E com relação a maior preocupação com a margem da atividade, o Farmnews apresentou dados que mostram a queda no lucro do pecuarista ao longo dos últimos anos, algo que merece atenção! Clique aqui e confira!

A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso Sul), em Reais por arroba, ao longo de 2024 e a parcial de 2025.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

Avaliando os dados históricos do preço bezerro entre 2010 e 2024 é importante destacar que os valores em julho e agosto foram relativamente próximos. Em média, o valor da arroba em agosto foi 0,7% acima da média praticado em julho (quarta Figura).

A Figura apresenta os dados médios nominais do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) nos meses de julho e agosto, em Reais por arroba, entre 2010 e 2024.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

É inegável que o custo da reposição do rebanho vem aumentando gradativamente ao longo dos anos. Isso porque em 2000 o poder de compra do pecuarista foi de, em torno de 3,0 bezerros por boi gordo de 20,0 arrobas. Na parcial de 2025 o valor foi cerca de 25,0% menor. Clique aqui e confira os dados!

O Farmnews também apresentou os dados nominais históricos do preço do bezerro (clique aqui) e do boi gordo (clique aqui) ao longo dos últimos 25 anos.

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares