Mercado

Taxa de abate de vacas no Brasil, dados mensais de 20 anos!

O Farmnews apresenta a evolução da taxa de abate de vacas no Brasil avaliada de janeiro de 2017 a junho de 2018.

A Figura a seguir ilustra o comportamento mensal da taxa de abate de vacas no País ao longo de mais de 20 anos de história, segundo dados do IBGE.

 

Fonte: Dados do IBGE (adaptado por Farmnews)

 

A taxa de abate de vacas no Brasil ao longo desses pouco mais de 20 anos é de 31,0%. Essa é a taxa média mensal apurada de janeiro de 1997 a junho de 2018.

O importante é também destacar que ao longo desta série, a taxa de abate de vacas oscilou entre a mínima de 18,9% em 2001 e a máxima de 42,4% em 2006. Atualmente, em 2018, a taxa de abate de vacas, na média até junho, é de 34,5%, variando entre 32,5% e 37,6% nesses 6 primeiros meses do ano.

O fato é que o ritmo de abate de vacas em 2018 está acima do observado nos anos anteriores, como destaca melhor a segunda Figura.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura abaixo ilustra a evolução da taxa de abate de vacas no Brasil dentro de cada ano, de 2012 a parcial de 2018, segundo dados do IBGE.

 

Fonte: Dados do IBGE (adaptado por Farmnews)

 

A taca de abate de vacas nos primeiros 6 meses de 2018 está acima dos valores observados no mesmo período dos anos anteriores, perdendo para o ritmo de abate dos anos de 2012 a 2014.

Os dados mostram a maior intenção do abate de vacas, em um cenário de preços desfavorável ao pecuarista nos últimos anos, já que os preços do mercado pecuário tem perdido valor diante do aumento dos custos de produção. Um exemplo é do aumento dos custos de produção de bovinos confinados que acumula, até agosto de 2018, alta de cerca de 20%. Clique aqui!

E por falar em taxa de abate de vacas no Brasil, o Farmnews destaca a evolução do rebanho de bovinos no País desde o ano 2000. Clique aqui e confira os dados! Bom, e já que estamos falando em estoque de rebanho, vamos apresentar também a evolução do rebanho mundial de bovinos. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo