Mercado

Variação de preços das commodities agrícolas frente a outros investimentos

O Farmnews apresenta dados que mostram a variação de preços das commodities agrícolas e demais alternativas de investimento no 1° trimestre de 2020.

Afinal de contas, o que apresentou maiores percentuais de ganho, as commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja ou algumas alternativas de investimento?

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços das commodities agrícolas e valorização de algumas alternativas de investimento no 1° trimestre de 2020, segundo dados compilados pelo Farmnews

variação dos preços das commodities agrícolas
Fonte: Dados do Cepea, FGV e Cálculo Exato (adaptado por Farmnews)

O fato é que o ouro, dólar e o euro, nessa ordem, foram os principais destaques de valorização dentre as alternativas de investimento comparadas pelo Farmnews nos 3 primeiros meses de 2020.

Apesar disso, a variação de preços das commodities agrícolas, especialmente do milho e do bezerro não ficaram muito atrás dos investimentos citados acima, já que ambos acumularam ganhos acima de 20% no período.

A desvalorização do Real frente ao dólar inclusive tem sido um dos fatores que contribuem para a maior competitividade das commodities agrícolas brasileiras no mercado internacional e, desse modo, impulsionando as exportações. Vale lembrar que no 1° trimestre de 2020 a exportação de carne bovina brasileira foi recorde (clique aqui) e de soja voltou a apresentar alta (clique aqui).

E embora o preço do boi gordo, segundo dados do indicador Cepea, tenha sido a pior commoditie em termos de valorização no 1° trimestre de 2020 dentre aquelas acompanhadas pelo Farmnews, o preço da arroba no período foi o maior da história para o período. Clique aqui e confira os dados!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale destacar que o milho e a soja apresentaram preços recordes nominais em março de 2020 superando, respectivamente, a barreira de R$60,0 e R$100,0 por saca pela primeira vez na história. Clique no link das commodities para saber mais do assunto!

E mudando de assunto, você sabe quais os setores do agro mais impactados pelo coronavírus? Clique aqui e descubra!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo