Mercado

Preço futuro do milho cai, mas projeta valores melhores para 2024

O preço futuro do milho embora próximo das mínimas, segue projetando, em agosto, valores acima do mercado físico.

Vale lembrar que o Farmnews atualiza diariamente as cotações do mercado futuro do milho para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

O preço do milho segue pressionado, tanto no mercado físico como futuro e embora todos os vencimentos entre setembro de 2023 e setembro 2024 estejam cotados próximo da mínima, os valores seguem acima da referência Cepea, como mostram os dados da Figura abaixo.

A Figura abaixo apresenta dados do preço do milho (Cepea) e dos contratos futuros, em Reais por saca, no dia 22 de agosto.

preço futuro do milho
Fonte: Dados da B3 e Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço futuro do milho apesar de pressionado, apresenta uma perspectiva melhor que a atual, com precificação acima da praticada no mercado físico em agosto (22).

Pois é, embora os contratos futuros estejam pressionados e próximos da mínima (clique aqui), o mercado físico segue influenciando o movimento de queda. O preço do milho segue próximo da mínima em agosto, caindo quase 40,0% (segunda Figura).

A Figura ilustra a evolução diária do preço do milho (Cepea), avaliado em Reais por saca, ao longo de 2023.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

No mercado físico, o milho (Cepea) acumula a maior queda entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews (clique aqui), com perda de quase 40,0% até agosto (22). O valor médio parcial do milho em agosto (até o dia 22) de R$53,2 por saca foi a menor média nominal desde julho de 2020 (R$49,7).

Apesar da exportação de milho recorde pelo Brasil no acumulado de 2023 (clique aqui), a previsão é que os estoques mundiais apresentem recuperação, impulsionado por uma oferta do grão maior que a demanda, o que ajuda a manter o preço do milho pressionado. O Farmnews atualizou os dados de produção e estoque mundial de milho para a safra 2023/24. Clique aqui e saiba mais!

O preço futuro do boi gordo voltou a cair, devolvendo quase todo ganho observado nos últimos 2 pregões. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo