Mercado

Desperdício de carne: dados e curiosidades que merecem atenção!

O que talvez pouca gente sabe é que o desperdício de carne é o maior quando comparado aos demais alimentos.

De acordo com dados do Serviço de Pesquisa Econômica do USDA, nos Estados Unidos, 31% ou 60,32 milhões de toneladas dos 195,04 milhões de toneladas do total de alimentos disponível no varejo do país não são consumidos. Esses dados incluem não apenas carne mas todos alimentos avaliados, como verduras, lácteos etc.

O valor de 31% desperdiçado representa algo em torno de 141 trilhões de calorias, ou 1.249 calorias per capita por dia. Pois é, apesar da abundância de alimentos disponível nos EUA hoje, um em cada oito americanos vai para a cama com fome à noite. Lembrando que a recomendação de calorias diárias a serem consumidas gira em torno de 2.500 para homens e cerca de 2.000 para mulheres. Em outras palavras o desperdício de alimentos nos EUA representam aproximadamente metade da demanda energética de homens e mulheres.

Ainda segundo relatório do USDA, os 3 principais grupos de alimentos em termos de participação no valor total desperdiçado são carne bovina e suína, frango e peixe (30%), vegetais (19%) e laticínios (17%). E existe uma solução razoável para reduzir esse desperdício? E o que motivará o consumidor em geral a desperdiçar menos?

Para criar mudanças significativas devemos entender, de fato, o que esse desperdício realmente significa. O USDA diz que a perda de alimentos nos afeta de várias maneiras. O desperdício de comida significa não apenas a perda de dinheiro, mas de outros recursos, como terra, água, trabalho e energia. E, claro, considerando o fato da população mundial estar crescendo e adicionando os dados de desperdício de alimentos, como mencionado, ainda mais alimentos serão necessários para alimentar as pessoas.

Como o desperdício de carne representa uma parcela relevante da oferta de carne produzida (cerca de 30%), recursos significativos usados ​​no processo de produção de carne são igualmente desperdiçados.

Confira também alguns dados de pesquisa que mostra a crescente preocupação com relação ao consumo de embalagens plásticas. Clique aqui e saiba mais desse assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O desperdício de alimentos é um grande problema em todo o mundo, afetando a segurança alimentar, o uso de recursos, as operações econômicas e o meio ambiente. Estimativas apontam que os custos anuais de recursos naturais, incluindo água, terra e energia, bem como as emissões de metano e óxido nitroso embutidos na carne desperdiçada nos Estados Unidos são de aproximadamente US$32,5 bilhões anuais.

E como os produtores de carne bovina devem fazer parte dessa discussão, principalmente porque a carne é uma das três coisas mais desperdiçadas nos EUA? Há muita dedicação e esforço envolvido na produção de alimento, especialmente da proteína animal e ninguém gostaria de conviver com esses produtos sendo desperdiçados. Com soluções como aumentar a vida útil da carne bovina, criar produtos mais inovadores que não exijam refrigeração e educar o público sobre a seleção de cortes bovinos, preparação, receitas para um melhor aproveitamento das sobras são formas de minimizar esse problema.

Confira algumas iniciativas de empresas que usam o desperdício de alimentos para o desenvolvimento de novos produtos! Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo