Mercado

Como tem evoluído o consumo per capita de carne bovina no Brasil?

O Farmnews apresenta dados do consumo per capita de carne bovina no Brasil ao longo dos últimos 10 anos, de 2012 e a expectativa para 2021.

Afinal, com o preço do boi gordo renovando as máximas históricas (clique aqui), é importante avaliar também como tem se comportado o consumo per capita de carne bovina no País ao longo dos últimos 10 anos (Tabela). E como será que se comprtou o consumo no mercado interno nos últimos anos?

A Tabela a seguir apresenta os dados do consumo per capita de carne bovina no Brasil em kg por habitante ao ano, segundo dados do USDA (adaptado por Farmnews).

O fato é que o consumo per capita de carne bovina no Brasil segue em queda nos últimos anos, pressionado também pelos efeitos negativos da Covid-19 em 2020.

Em 2020 o consumo per capita foi o menor dos últimos 10 anos (35,9kg por habitante) e embora a expectativa para 2021 seja de um leve aumento (36,2kg), o valor segue abaixo do observado nos anos anteriores, especialmente entre 2012 e 2013, quando o consumo ficou próximo de 40,0kg por habitante.

E apesar da queda nos últimos anos, o consumo no Brasil segue muito acima do consumo per capita observado na China, nosso principal importador de carne bovina. O Farmnews atualiza os dados do consumo per capita de carne bovina na China entre os anos de 2016 e a expectativa para 2021. Clique aqui e confira!

Ainda que a exportação de carne bovina do Brasil em 2021 esteja nos maiores valores históricos (clique aqui), a exemplo de 2020, o potencial de crescimento segue enorme, uma vez que o potencial de crescimento no consumo por habitante na China é grande devido a disparidade entre os dados per capita do Brasil e da China, por exemplo. Vale lembrar que em 2021 a participação da China na exportação de carne bovina do Brasil passou de 50,0% (clique aqui e saiba mais do assunto).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews compara a evolução dos preços do bezerro e do boi gordo, ambos avaliados em Reais por arroba em pouco mais de 20 anos. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Clique aqui e siga o Farmnews na nossa rede social!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo