Mercado

Estudo revela dados de perdas no transporte de grãos no Brasil

Estuda revela que os dados de perdas no transporte de grãos no País são melhores que os níveis aceitáveis de tolerância!

Os índices de perdas no transporte de grãos no Brasil estão abaixo da do nível de tolerância de 0,25% utilizada atualmente pelas transportadoras, chegando a 0,1% no caso do milho. O dado consta de resultados preliminares do estudo de Perdas no Transporte Rodoviário de Grãos coordenado pela Conab e desenvolvido pelo CNPq.

O resultado está entre os temas debatidos no Seminário Internacional sobre Perdas na Armazenagem e Transporte de Grãos, realizado em novembro pela Conab, em parceria com a FAO.

Trata-se do primeiro estudo realizado no país que mensura as perdas no transporte de grãos. “O parâmetro é fundamental para identificar os desafios a serem vencidos para diminuir ainda mais o índice e chegar aos menores patamares possíveis de perda”, afirmou o superintendente de Armazenagem da Conab, Stelito dos Reis.

A pesquisa também revela dados de trigo e do arroz em casca. No primeiro caso, o indicador aponta perda de cerca de 0,17%. A situação é ainda melhor para o segundo produto, com índice de aproximadamente 0,13%. Essas métricas apontam perda, por tonelada transportada, de 1,2 kg/ton. para o milho, 1,7 kg/ton. para o trigo e 1,29 kg/ton. para o arroz em casca.

O secretário de Política Agrícola do MAPA, Wilson de Araujo Vaz, observou que “como a rentabilidade dos produtores rurais passa por redução de custos ou incremento de receitas, na medida em que ocorrem perdas na armazenagem ou no transporte de grãos, isso equivale a não realizar receita ou ter um aumento de custos”.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E por falar em perdas no transporte de grãos, o Farmnews apresenta análise do Cepea que comenta sobre a expectativa dos preços do milho e da soja em 2019. Clique aqui e confira!

Adaptado do MAPA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo