Mercado

Os riscos de ser um pecuarista com índices medianos!

O Farmnews destaca os riscos de ser um pecuarista com índices medianos de produtividade.

Na verdade o Farmnews trás o tema que foi discutido pelo CEO da Red Angus Association, nos Estados Unidos, Tom Brink.

De acordo com o CEO, sendo um pecuarista com índices médios de desempenho, especialmente na atividade de cria, o empresário estará, na melhor alternativa, apenas pagando suas contas. Em outras palavras, dificilmente terá algum lucro na atividade.

Durante as últimas 2 décadas, cerca de 200 mil propriedades de cria nos EUA abandonaram a atividade, o que representa uma surpreendente queda de 22%, ou pouco mais de 1% ao ano.

Há muitas razões pelas quais essa tendência ocorreu, mas o maior fator foi a pressão financeira. O fato é que os produtores com índices médios e abaixo da média ou perdem dinheiro durante a maior parte dos anos ou apenas pagam suas contas. Diante disso, muitos deles optam por deixar o negócio permanentemente.

Em muitas atividades estar na média pode ser aceitável, mas não na pecuária de corte, especialmente na atividade de cria.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E os dados da atividade de cria nos Estados Unidos mostram que os pecuaristas de cria com índices de produtividade e custos perto da média apresentam resultados próximos de zero ou para ser mais preciso, de apenas US$4,0 por vaca. No caso dos melhores pecuaristas , ou seja, os mais eficientes em termos de custos e produção, o resultado por vaca gira em torno de US$215,0.

Nesse caso os números falam por si e os riscos de ser um pecuarista com índices medianos está bem claro.

E por aqui certamente a regra é a mesmo. Contudo, muitos pecuaristas no Brasil sequer sabem se estão ou não perdendo dinheiro na atividade, pois ainda não medem adequadamente o resultado do negócio.

Vale lembrar que o Farmnews tem continuamente buscado fornecer informações e ferramentas que auxiliem o pecuarista a medir o resultado da atividade. Acesse material sobre a importância do plano orçamentário (clique aqui), fluxo de caixa (clique aqui), apuração de resultado (clique aqui), além do controle de rebanho (clique aqui) e análise de cenários (clique aqui).

O Farmnews apresenta dados de produtividade da pecuária de corte nacional,  considerando a evolução do indicador de arrobas por hectare. Afinal, como tem evoluído a produção de arrobas por hectare da pecuária de corte nacional? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo