O Farmnews apresenta alguns números relacionados ao desperdício de alimento no mundo.
Esse é um assunto sempre preocupante e, afinal, você sabe o quanto desperdiçamos?
Nossas práticas rotineiras, infelizmente, tornam difícil para nós conceituar a magnitude do desperdício de alimentos global. O problema é maior do que pensamos.
De acordo com um relatório recente do World Resources Institute (WRI), cerca de um terço de todos os alimentos produzidos em todo o mundo, no valor de cerca de US$ 1 trilhão, é perdido ou desperdiçado nos sistemas de produção e consumo de alimentos.
O desperdício de alimento no mundo representa um terço de tudo que é produzido!
Quando este número é convertido em calorias, isso significa que cerca de 1 em cada 4 calorias destinadas ao consumo nunca é realmente comido.
Em um mundo em que a fome segue como um problema presente e os preços dos alimentos oscilam de modo significativo, essas estatísticas ressaltam a importância da questão do desperdício de alimento.
Vamos aproveitar a oportunidade e apresentar algumas estatísticas básicas sobre o desperdício de alimentos na América do Norte e em todo o mundo.
O desperdício de alimento no mundo.
Todos os anos, os consumidores dos países industrializados desperdiçam quase tanto alimento quanto toda a produção líquida de alimentos da África subsaariana (222 milhões toneladas).
O desperdício de alimento todo ano é igual a mais de metade das culturas cereais anuais do mundo (2,3 bilhões de toneladas).
O desperdício de alimento norte-americano
Nos EUA, os resíduos orgânicos são o segundo maior componente dos aterros, que são a maior fonte de emissões de metano no país.
O desperdício de alimento nos EUA está acima da média mundial, já que de 30-40% do fornecimento de alimentos é desperdiçado, o que equivale a mais de 20 quilos de alimento por pessoa ao mês.
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!