Mercado

Produção per capita de carne bovina, no Brasil e no mundo

O Farmnews apresenta dados da produção per capita de carne bovina, tanto no Brasil como no mundo.

Afinal de contas, temos discutido sobre consumo de carne bovina, mas e com relação a produção per capita de carne bovina, o que sabemos?

Pois é, vamos apresentar alguns dados interessantes sobre o assunto e saber, de fato, qual a produção de carne bovina por pessoa.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Aliás, o Farmnews já apresentou dados dos alimentos mais produzidos do planeta em termos per capita. Clique aqui e confira.

No ano de 2018 a produção mundial de carne bovina foi de 62,87 milhões de toneladas em equivalente carcaça (clique aqui).

Isso indica que a produção per capita de carne no mundo é de cerca de 8,15kg por habitante ao ano.

Lembrando que a população mundial foi estimada em 7,6 bilhões de pessoas, de acordo com o último levantamento da ONU.

No Brasil a produção de carne bovina em 2018 foi próxima de 9,90 milhões de toneladas em equivalente carcaça e a população de 209,3 milhões de pessoas.

A produção per capita de carne bovina no Brasil está avaliada em torno de 47,3kg ao ano em equivalente carcaça, ou quase 6 vezes a mais que a média mundial.

O Brasil produz aproximadamente 47,3kg de carne bovina por habitante, embora as estimativas de consumo per capita (clique aqui) estejam abaixo desse valor. Os dados da OECD revelam que a estimativa anual de consumo de carne bovina por habitante ao ano no Brasil esteja perto de 27,0kg.

Mas claro, não podemos esquecer da exportação que, aliás, tem ganhado força ao longo dos anos no País. Clique aqui e confira a evolução dos dados de exportação de carne bovina do Brasil na última década, entre 2009 e 2018.

E aqui cabe salientar algo bem pouco discutido na cadeia da carne bovina. A questão do desperdício. Isso porque a carne bovina está entre os alimentos mais desperdiçados. Clique aqui e saiba mais do assunto!

E para finalizar, vamos avaliar a produção per capita de carne bovina na China. A China, principal importador de carne bovina do Brasil (clique aqui) é um dos maiores produtores de carne bovina, com cerca de 7,3 milhões de toneladas.

Contudo, em termos per capita, a produção é de em torno de 5,3kg, uma vez que a população do país é estimada em quase 1,4 bilhão de pessoas. Clique aqui e confira a evolução do consumo per capita de carne bovina na China.

Siga o Farmnews, o cana de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo