Mercado

Crescimento do rebanho se intensifica com retenção de vacas

O crescimento do rebanho de bovinos no Brasil deve acentuar o ritmo de alta em 2022.

Com o estímulo à atividade de cria nos últimos anos em virtude dos altos preços praticados no mercado de reposição, a taxa de abate de vacas em relação ao total de bovinos abatidos no Brasil nunca foi tão baixa.

Clique aqui e confira como evoluiu a taxa de abate de vacas no 2° trimestre ao longo dos últimos 10 anos, de 2012 a 2021!

O fato é que a maior produção de bezerros e bezerras irá aumentar a oferta de animais para o abate nos próximos anos. Mas claro, se essa oferta será suficiente ou não, vai depender da demanda, seja doméstica como internacional.

É difícil prever o ritmo da demanda no Brasil como no exterior, principalmente quando além dos fatores econômicos já incertos, temos convivido com surpresas como a COVID-19 que ajudou a prejudicar e muito o consumo interno em 2020 e 2021.

De concreto temos uma expectativa recorde da oferta de bezerros e bezerras no Brasil em 2022 e um crescimento acumulado do mais alto comparado aos principais países produtores.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Clique aqui e confira a produção de bezerros e bezerros entre 2017 e a expectativa para 2022 no Brasil e nos principais produtores mundiais!

E fruto do crescimento do rebanho mundial, o estoque de bovinos no mundo deve alcançar 1,01 bilhão em 2022, segundo estimativa do USDA.

De acordo com os dados do USDA, e concretizada a expectativa, será a primeira vez que o estoque de bovinos no mundo ficará acima de 1,0 bilhão de cabeças.

Em especial no Brasil, o rebanho de bovinos deve atingir a marca de 263,8 milhões de cabeças, alta de 4,3% em relação a 2021 (252,7 mihões de cabeças). Em relação a 2017 (226,0 milhões de cabeças) a expectativa de crescimento é de 16,7%. Pois é, o Brasil além do destaque de alta no estoque de animais se aproxima cada vez mais do estoque do maior rebanho mundial, o indiano (306,7 milhões de cabeças). Vale destacar que o rebanho indiano tem apresentado um crescimento modesto ao longo dos últimos anos. Em 2017, por exemplo, o rebanho no país foi de 301,4 milhões de cabeças).

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo