Mercado

Você sabia que a recuperação de pastagens é benéfica ao meio ambiente?

O Farmnews destaca que os benefícios da recuperação de pastagens vai além da nutrição do rebanho.

A recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas previstas para 2020 pode reduzir as emissões em 40,2 milhões de toneladas de CO² equivalente ao ano, mostra estudo do Observatório ABC.

Esse número representa de 39% a 48% das metas iniciais do Plano ABC para o período de 10 anos. “O potencial inicial de redução das emissões foi bem conservador”, diz Angelo Gurgel, coordenador da pesquisa ‘Impactos Econômicos e Ambientais do Plano ABC’.

O Plano ABC é o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas Visando à Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura. Clique aqui e saiba mais sobre o Plano ABC.

Já a adoção de sistemas integrados em 4 milhões de hectares, outra meta do Plano, reduziria 10,7 milhões de toneladas de CO² equivalente por ano, de 48% a 59% do estimado pelo projeto em seu início.

Segundo Celso Manzatto, pesquisador da Embrapa e responsável técnico da Plataforma ABC, esse objetivo já teria sido alcançado. Levantamento da Rede de Fomento ILPF mostra que entre 2010 e 2015, 5,96 milhões de hectares se transformaram em sistemas integrados, com 82% sendo integração lavoura-pecuária (ILP). “Adotando coeficiente modesto de redução, de 1 tonelada de carbono/ha/ano, isso se traduz na redução de 21,8 milhões de toneladas de CO² equivalente, ou seja, já teríamos atingido a meta de emissões”.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O estudo do Observatório ABC desenvolveu um modelo econômico para avaliar os custos econômicos e benefícios ambientais de se atingir a meta de recuperação de pastagens e ILPF.

Os estudos completos sobre os benefícios da recuperação de pastagens para o meio ambiente ficarão disponíveis em: http://observatorioabc.com.br/publicacoes.

O Farmnews destaca notícia que comprova o crescimento da preservação do meio ambiente pelos produtores rurais. Clique aqui!

E seria fundamental que toda criança brasileira aprendesse, na escola, que seu país ocupa posição de destaque em questões vitais para o futuro da humanidade: meio ambiente e segurança alimentar.

Nossas vidas são influenciadas pelo fato do Brasil ter a maior extensão de florestas tropicais e com a maior diversidade biológica do planeta, condições compartilhadas com a posição de grande produtor e exportador de alimentos. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado do Portal DBO

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo