Gestão

Volatilidade do preço do boi gordo tem aumentado nos últimos anos?

A volatilidade do preço do boi gordo tem de fato aumentado ao longo dos últimos anos?

Pois é, apesar dos patamares recorde de preço do animal para abate, o valor da arroba tem apresentado uma forte oscilação e essa variação parece que tem ficado mais evidente e mais ampla nos últimos tempos (Figura).

Vale lembrar do episódio recente quando em outubro, por exemplo, o preço do boi gordo (Cepea) apresentou a maior variação negativa de um mês para o outro em 15 anos após a notícia que a China suspenderia temporariamente as importações de carne bovina do Brasil.

A queda no preço do boi gordo em outubro de 2021, na base mensal de comparação, foi a maior desde o ano de 2006. Clique aqui e saiba mais!

E no sentido oposto, em novembro, logo após a retomada das importações pela China, o preço disparou e apresentou a maior alta mensal em 2 anos. Clique aqui e confira!

Claro, acima foi apenas citado um exemplo que levaram a essa forte oscilação recente e certamente que inúmeros outros fatores podem levar a esse aumento de volatilidade, como sanitário, questões relacionados ao mercado interno que podem interferir no consumo entre outros. Mas o certo é que com o aumento da exportação de carne bovina brasileira e a concentração chinesa nesse mercado, as variáveis que podem afetar os preços do mercado pecuário nacional principalmente externos aumentam.

Decerto, com uma menor participação das exportações no processo de formação de preço do boi gordo, a volatilidade tende a ser menor. O cenário atualmente é diferente, com o país assumindo mais e mais o protagonismo no mercado de exportação de carne bovina e aumentando o volume de vendas ano a ano, as variáveis que influenciam o preço também aumentam.

E por falar em exportação de carne bovina, clique aqui e confira como evoluíram os dados de receita, embarques e preço da carne exportada pelo Brasil ao longo da última década!

A Figura a seguir ilustra a variação diária do preço nominal da arroba do boi gordo (Cepea), entre o início de 2016 e o início de 2022.

volatilidade do preço do boi
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A volatilidade do preço do boi gordo tem ficado maior ao longo dos últimos anos, como ilustra a Figura acima.

Vale mencionar também que a perspectiva de preço do boi gordo para 2022 segue otimista (clique aqui) e muito disso decorrente do cenário promissor com a exportação de carne bovina brasileira, já que o consumo interno deve seguir em lenta recuperação. Isso reforça a importância da exportação nos preços do mercado pecuário, apesar da restrição da oferta de animais para abate (clique aqui).

As perspectivas são otimistas mas é importante destacar que a volatilidade do preço do boi gordo tende a aumentar e isso o produtor deve se acostumar e também a se proteger de tais oscilações.

O Farmnews apresenta os principais destinos da carne bovina brasileira no mercado internacional em 2021. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Volatilidade do preço do boi gordo tem aumentado nos últimos anos? was last modified: by

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: